A BMW lançou em 2006 a série F 800. Primeiro apareceram a F 800 S e a F 800 ST , depois, em 2007, vieram os dois modelos de Enduro desta série, a F 800 GS e a F 650 GS. Em seguida, a montadora lançou no Salão de Milão, em 2008, a F 800 R, a Moto Naked de médio porte da marca e que também pode ser considerada a representante esportiva desta linha.
Para nós, aqui no Brasil, esta motocicleta foi apresentada oficialmente em agosto de 2009 e causou um frisson entre a mídia especializada. Na época, a demonstração foi estática, o que instigou a vontade de pilotar esta máquina. Ela traz o mesmo motor de dois cilindros, com quatro válvulas por cilindro, comando duplo no cabeçote e 798cc que fizeram sucesso nos outros modelos da série.
Já no visual, ela se assemelha à sua irmã mais velha, a K 1300 R. O design traz uma estética bem agressiva e esportiva, apesar de não ter carenagem. Andando com ela pelas ruas, isso é facilmente percebido e deve-se até ter certa cautela, pois ela rouba a atenção para si.
Mas só dois cilindros?
Antes de pegar a F 800 R, era isso que eu pensava. Rodando pela cidade, em baixos giros, comecei a ter a certeza de que este propulsor seria pouco para fazer frente às demais “motos peladas” do mercado. Este motor tem por característica uma excelente retomada, respostas rápidas e um consumo baixo de gasolina — 22km/l. Mas, e o desempenho?
Ao pegar uma estrada e girar o acelerador com vontade, você sentirá o tamanho do torque desta moto. Com uma potência nominal de 64 kW/87 cv a 8.000 rpm e um torque de 86 Nm a aproximadamente 6.000 rpm — tudo refrigerado a água — ela responde rápido e de forma linear ao seu comando. Os 87 cavalos de potência são apresentados em uma aceleração média e ela atinge os 200km/h em poucos segundos.
O diferencial fica mesmo para as retomadas. As relações mais curtas da quarta, quinta e sexta marchas permitem maior continuidade ao acelerar, que junto com a potência do motor e seu baixo peso, aproximadamente 182 kg (204 kg em ordem de marcha, isto é, abastecida com todos os fluidos) fazem você ir de 100km/h a 200km/h, quase na mesma velocidade dos 0 a 100.
Segurança embasada pelo ABS
Segurança embasada pelo ABS
Muitos odeiam, uns acham essencial, o ABS sempre gera polêmica. Na versão top de linha da F 800 R, o sistema de freios vem de fábrica e é integral — ativo na motocicleta o tempo todo. Por ser muito leve, o ABS encaixa bem nesta moto. Você passa a confiar mais no freio traseiro de pinça flutuante que atua sobre um disco de 265 milímetros e que faz um começo de frenagem muito bom, embora fique a cargo dos discos de 320 milímetros e freios Brembo de pinças fixas de quatro pistões na roda dianteira pararem a motocicleta. Ambos possuem o aeroquip, que faz o ponto de pressão do manete ser muito preciso.
As suspensões são dignas de elogios. Embora não tragam especificações excepcionais, realizam bem o seu trabalho. Na dianteira, garfo telescópico convencional e, ancorado na balança traseira, um monomortecedor ajustável. Esse conjunto, aliado ao baixo assento (800 mm ) e às pedaleiras recuadas, passa muita confiança para deitar nas curvas, como se estivesse em uma esportiva carenada.
Alto preço que se justifica.
Alto preço que se justifica.
Depois de ler tudo isso, você deve estar pensando: “mas eu não vou pagar R$ 15.000,00 a mais por esta moto”. Pensando em desempenho, isso é verdade, pois suas concorrentes no mercado, impulsionadas pelos quatro cilindros, deixam a F 800 R no “chinelo”. Agora, ao ouvir os dois cilindros baterem acima dos 6000rpm, e/ou, fazer um “rolê” pela orla da praia, na rua dos bares, você perceberá que se justifica a diferença de preço.
A grife BMW pesa e o pós-venda também. Ao adquirir um modelo da marca bávara você conta com a segurança do BMW Motorrad Service Card. Com atendimento efetivo 24 horas por dia e 7 dias por semana, o Service Card atende em todo o Brasil, na Argentina, no Paraguai, no Uruguai e no Chile, em casos de pane que imobilize a motocicleta. Com esse serviço, a moto é transportada até a concessionária mais próxima. Também são prestados os serviços de assistência ao piloto e ao garupa. Os serviços prestados por este cartão são válidos por 24 meses a partir da data da compra.
Resumindo, a BMW F 800 R é uma moto divertida de se pilotar e de se olhar. Torque à vontade, banco confortável, ótimo conjunto ciclístico e um visual radical. Além dessas qualidades, o som emitido pelo escapamento também soa como música para os ouvidos. Enfim, essa moto cumpre, e bem, o seu papel de ser uma alternativa em meio às nakeds japonesas. Fico pensando se ela também viesse a ser montada aqui no Brasil, por meio CKD, as “japas” teriam que abrir o olho.
Por: André Jordão Moto.com.br
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