Estratégias de Pilotagem [Parte 6] – Frenagem

Frenagem é um artigo de: Dicas de Pilotagem

O domínio das técnicas de frenagem possibilita reduzir em mais de 50% a distância de parada total da motocicleta frente ao obstáculo, reduzindo-se, assim, o perigo de acidentes. Isso significa que se você não frear adequadamente, vai precisar andar mais até que a moto consiga parar.

Saber frear é um dado básico para a sua segurança.

Erros no momento da frenagem são a causa de muitos acidentes com motocicletas, no mundo inteiro.
Ao acionar os freios, você está exercendo uma força que se opõe ao movimento das rodas. É uma força de atrito, entre os freios e a roda, ou melhor, entre a sapata e o tambor ou pastilha e disco.

Portanto, ao acionar os freios, a roda tende a parar. Em segundo lugar, existe o atrito entre as rodas e a pista, que impede o deslizamento das rodas, fazendo a moto parar. O primeiro tipo de atrito, entre os freios e a roda, é responsável pela frenagem das rodas. O segundo, entre os pneus e o solo, é responsável pela frenagem da motocicleta.

Além de possibilitar a frenagem, o atrito é também responsável pela movimentação da motocicleta. Se não existisse atrito entre os pneus e a pista, a motocicleta não poderia deslocar-se. O atrito possibilita tanto a movimentação como a frenagem da moto.

Ainda falando em frenagem, vamos ver um ponto importante: a derrapagem.

Se você acionar os freios bruscamente, as rodas vão parar de girar de repente e os pneus escorregarão sobre a superfície. Quando o pneu escorrega, o atrito é menor do que quando o pneu está rodando, ou seja, a moto derrapa e a frenagem é prejudicada.

Quando isso ocorrer, primeiro, pare de acionar o freio. Em seguida, volte a frear suavemente, para que os pneus não deslizem. Procure manter a trajetória retilínea e não inclinar a motocicleta, mantendo a calma.

Algumas providências podem ajudar a evitar uma derrapagem.

Primeiro, controlando o estado dos pneus. A banda de rodagem dos pneus é projetada para aderir adequadamente à superfície com a qual entra em contato. Os sulcos dos pneus, tão importantes no momento da frenagem, devem ser examinados freqüentemente.

Quando os freios são acionados, o movimento das rodas diminui e os sulcos do pneu ajudam-no a agarrar-se ao solo, fazendo com que a moto pare rapidamente. Pneus gastos ou mal calibrados têm menor aderência ao solo, podendo ocasionar uma derrapagem. Existem mais alguns detalhes que você precisa conhecer para frear corretamente e assim evitar uma derrapagem.

O atrito entre a sapata e o tambor/pastilhas e o disco do freio e as rodas não deve ser excessivo.

Existe um limite. Ultrapassando esse limite, as rodas travam de repente e a moto derrapa.

O atrito existente entre os pneus da moto e superfícies molhadas ou com óleo é muito pequeno. As partículas de água ou óleo atuam como lubrificante, diminuindo o atrito entre pneus e solo. A melhor maneira de agir nessas condições é reduzir a velocidade sempre que trafegar em superfícies escorregadias.

É importante que você conheça bem os freios. O peso de uma moto em movimento está distribuído, de forma equilibrada, entre a roda dianteira e a traseira.

Quando você freia, o peso da moto vai todo para frente. Isso sobrecarrega a roda dianteira e faz com que ela agarre ao solo com mais força. Por isso, a roda dianteira tem uma força de frenagem maior que a traseira. Além disso, o freio dianteiro de algumas motocicletas já é projetado para ser mais poderoso que o traseiro. Por essas características, o acionamento repentino do freio dianteiro pode travar a roda, fazendo-a derrapar e provocando o desequilíbrio do motociclista.

O freio traseiro é menos potente, mas ajuda a reduzir a distância total de parada se for usado ao mesmo tempo em que o freio dianteiro. Em asfalto plano e seco, é ideal usar o freio dianteiro e o traseiro ao mesmo tempo.

Em uma frenagem branda, o poder de frenagem do dianteiro será de aproximadamente 60% e o do traseiro 40%. Em uma frenagem de emergência, esta porcentagem será de 80% para o freio dianteiro e 20% para o traseiro.

Em geral, o uso dos freios dianteiro e traseiro ao mesmo tempo é o procedimento ideal. Mas, sempre que possível, é conveniente usar os três freios. O terceiro é o freio motor.

Veja algumas situações específicas de frenagem:

• Em pista molhada e escorregadia, além de trafegar em velocidade reduzida, você deve utilizar os freios com muito cuidado, para evitar derrapagens.
• Em curvas ou longos declives, diminua a velocidade também com o freio motor.
• Em ladeiras, ao parar ou mesmo sair com a motocicleta, o pé direito deve estar sobre o pedal do freio em condições de usá-lo prontamente. O pé esquerdo, por sua vez, deverá estar apoiado no chão para manter o equilíbrio.

Tempo de reação:

Tempo de reação é o tempo gasto desde o momento em que você vê o perigo até o momento em que aciona os freios. Em média, o tempo de reação das pessoas é de 0,75 segundo.

O tempo de reação varia de pessoa a pessoa, em função da idade e do estado físico. Por exemplo: uma pessoa de 50 anos reage em média 15% mais lentamente do que uma pessoa de 20 anos.

Mas não é só a idade que importa. Condições físicas e mentais também.
Uma pessoa cansada, física ou mentalmente, ou então alcoolizada, terá seu tempo de reação aumentado de duas a cinco vezes.

Distância de reação

É a distância percorrida pela motocicleta desde o instante em que o motociclista visualiza o obstáculo até o momento em que aciona os freios.

A distância percorrida pelo veículo durante o tempo de reação é muito importante. Mesmo que o motociclista veja um obstáculo e imediatamente queira parar, a motocicleta continuará se movimentando na mesma velocidade que vinha desenvolvendo, até o momento em que são acionados os freios.

Entre o momento em que o obstáculo foi visto e o momento em que os freios são acionados, transcorreu o tempo de reação. Quanto maior for a velocidade maior será a distância de reação.

Você está de motocicleta, numa estrada, a 100 km/h.
De repente, você avista um caminhão bloqueando a estrada. Considerando que o seu tempo de reação é normal (0,5 segundo), a moto andará 14 metros até você acionar os freios! Essa é a distância de reação. Somente após andar 14 metros é que os freios são acionados.

Quanto maior a velocidade do veículo, maior a distância que ele irá percorrer durante o tempo de reação.

Tempo de frenagem

Tempo de frenagem é o tempo gasto para a moto parar após o motociclista acionar os freios.

Note que o tempo de frenagem começa a ser contado no momento em que o motociclista aciona os freios. Ou seja, o motociclista vê o obstáculo e aciona os freios. Deste momento até a parada da moto, transcorre o tempo de frenagem. Durante o tempo de frenagem a moto percorre certa distância, que é a distância de frenagem.

Existem algumas condições que alteram a distância de frenagem. Pneus gastos ou mal calibrados podem aumentá-la consideravelmente. Chuva também é um fator que contribui para aumentar a distância de frenagem.

Para finalizar, vamos ver alguns cuidados ao frear:
• Acione o freio dianteiro aos poucos, nunca de maneira brusca.
• Mantenha o punho baixo, para facilitar a volta do acelerador, ao acionar o freio dianteiro.
• Numa curva, procure usar os dois freios ao mesmo tempo antes da inclinação; mas se mesmo assim for preciso diminuir a velocidade, use o freio motor e nos casos extremos, utilize os freios suavemente.
• Nunca use o freio dianteiro quando a roda dianteira estiver curva, pois a moto derrapará.

Se a roda dianteira travar e começar a derrapar, procure soltar os freios suavemente.

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