Honda CBR 600RR | |
Fabricante | Honda |
Produção | 2003- 2011 |
Tipo | Super Esportiva |
Motor | 120cv a 13,5 mil rpm torque: 6,73 a 11 mil rpm 599 cc Quatro tempos 16 v DOHC( ref. líquida) |
Relações | Honda CBR1000RR Honda RC211V Honda RC212V |
Similar | Kawasaki Ninja ZX-6R/RR Suzuki GSX-R600 Triumph Daytona 675 Yamaha YZF-R6 |
SUPER TORQUE
Fora as curvas o mais impressionante e motivo para curtir essa 600cc foi o torque. Até então as antigas 600, visando esportividade, tinham toda a potência apenas em altos giros, abaixo de 8.000 rpm era horrível de pilotar.
Andar na cidade e estradas era muito ruim e para ultrapassar algum veículo era preciso reduzir uma ou duas marchas. Depois que passa de 8.000 rpm a CBR vira um capeta, perfeita para tocada esportiva.
A nova CBR 600RR, é uma delícia para uso urbano, mesmo em 3.000 rpm viramos o acelerador e a moto empurra gostoso, muito mais torque que a anterior. Traduzindo: ficou mais confortável, não obriga a ficar naquela pilotagem crítica.
E não foi só o amortecedor de direção que veio da CBR 1000. As pinças radiais de 4 pistões contrapostos forem emprestadas da irmã maior, assim como os cilindros mestres dianteiro e traseiro.
O novo motor tem 120 cv, durante nosso teste cheguei a ultrapassar os 250 km/h no painel e ainda faltava um pouco de fôlego. Segundo testes internacionais, a velocidade máxima é de 275 km/h e aceleração de 0 a 100 k/h em 2,5 segundos. Posteriormente peguei algumas estradas com muitas curvas. Freio e estabilidade do conjunto mais uma vez foram impressionantes, praticamente posso frear dentro da curva e me jogar de uma vez. Sua estabilidade também aumentou devido ao amortecedor de direção eletrônico/hidráulico como da CBR 1000, que regula eletronicamente a “dureza” do guidão conforme o aumento de velocidade ou a forma que a moto for acelerada.
Primeiro pelo visual, nesse quesito não consigo apontar nenhum defeito, sempre deixou a desejar em relação a Yamaha R6, mas agora a Honda conseguiu acertar em cheio. Antes de andar já me deparei com números importantíssimos, pense nisso! São 155 kg, praticamente o mesmo de uma Honda Twister com aproximados 140 kg, só que ao invés de um pouco mais de 20 cv a nova CBR 600 RR tem 120 cv a 13.500 rpm.