Motor DOHC Honda Cb600 Hornet

Motos ligeiramente desportivas que privilegiam a durabilidade, elasticidade, e ainda a potência. Motos como a Cb600 Hornet são DOHC.

Este Artigo foi destinado apenas para o motor de Quatro Cilindros, 599cc³ DOHC 16 v da Hornet, DOHC ou duplo comando de válvulas no cabeçote é o nome dado em engenharia mecânica a um motor de explosão de quatro tempos que usa dois comandos de válvulas para controlar a abertura e fechamento das válvulas de admissão e de escape.

Este tipo de distribuição é utilizado em motos e carros. O duplo comando de válvulas (DOHC) é um comando de válvulas mais complexo que os dos motores com só um comando de válvulas OHC (Over Head Cams) ou SOHC (Single Over Head Cams).

VANTAGENS E DESVANTAGENS DO DOHC


A vantagem é que possibilita extrair mais potência do motor. Tanto a distribuição DOHC como SOHC possuem as suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, o motor com quatro válvulas por cilindro DOHC tem mais torque e potência em altas rotações, mas não tem nenhuma vantagem em baixas rotações; já o motor SOHC (com duas válvulas por cilindro), não tem muita potência em altas rotações, mas tem um bom binário em baixas rotações sendo ligeiramente mais económico.

Podemos optimizar a faixa de potência do nosso motor. Alterando as árvores de cames, modificamos a abertura e temporização das válvulas de admissão e de escape, mudando assim o desempenho do motor em altas e baixas rotações de acordo com o estilo de condução. Mas, quando aumentamos a potência em altas rotações estamos a reduzi-la nas baixas e é preciso ter cuidado para não tirar a elasticidade do motor. Por exemplo, um carro simples e vulgar, um GOL 1.0, por exemplo, que é feito a pensar numa condução descontraída e tem seu torque máximo às 3.500rpm, sendo um carro confortável de conduzir. Subindo o regime de binário máximo, por exemplo, para as 5000rpm, tínhamos que estar a trabalhar constantemente com a caixa de velocidades para manter o carro em altas rotações o que seria muito desagradável para um carro do dia-a-dia.

POTÊNCIA

Porque é que um motor DOHC tem mais potência que um motor SOHC (somente em alta)? Simples! Imagine que o motor é um salão grande, com movimentação constante de pessoas a entrar e sair, como acontece em um motor, mas só que no motor, as pessoas são a gasolina e o ar. No salão onde há apenas Duas portas, uma de entrada e uma de saída, o processo é demorado e lento. Imagine agora que existem Quatro portas, duas de entrada e duas de saída. A passagem fica mais livre! No motor passa-se o mesmo, um DOHC possui Quatro portas, duas de entrada e duas de saída e então a passagem de ar/gasolina fica mais livre.Wikipédia [Adaptado]

AMACIAMENTO: COMO AMACIAR O MOTOR?

Já que ninguém quer ler o manual e quer saber como amaciar, está aqui a explicação sobre este misterioso período da vida da moto*.
Como amaciar o Motor

1 comentários:

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