Estratégias de Pilotagem [Parte 2] – Ver e Ser Visto


VER E SER VISTO

Usar os olhos corretamente é de importância vital, uma vez que, por meio deles recebemos 90% das informações, no trânsito. Como nada garante que os outros estejam vendo você, o melhor é confiar apenas em seus próprios olhos. Fique atento aos possíveis riscos ao seu redor, a fim de evitá-los.

Procure sempre enxergar além do carro que está à sua frente. Assim, se ele precisar frear, você será capaz de frear quase ao mesmo tempo. Olhando além do carro da frente, assim terá mais tempo para frear. Isso evita movimentos bruscos e paradas repentinas.
Imagine que você está pilotando sua moto atrás de um carro. Sua visão não vai além do próprio carro. Inesperadamente, um pedestre atravessa a rua à frente do carro. Você não está em condições de vê-lo. O motorista do carro é obrigado a frear bruscamente. Você será pego de surpresa e também terá de frear bruscamente para evitar uma colisão.

Preste atenção à pavimentação da rua. Ela não interfere muito na segurança de quem está dirigindo um carro. Já para o motociclista, a pavimentação da rua é fundamental.

Manchas de óleo, buracos no asfalto, valetas, pedras, folhas molhadas, poças d’água, objetos no meio da rua e pedregulhos podem provocar acidentes. Em duas rodas, seu equilíbrio é frágil. Qualquer problema na pavimentação afetará seu equilíbrio e poderá cair. Uma mancha de óleo, por exemplo, pode causar uma derrapagem.

Uma maneira precisa de ver tudo consiste em dar rápidas olhadas para trás, sobre os ombros. Da mesma forma que os motoristas, você também tem ângulos mortos de visão. Se um pedestre estiver justamente no seu ângulo morto de visão, você não será capaz de vê-lo. Um meio de eliminar os ângulos mortos de visão é olhar para trás, sobre os ombros. Assim, se um veículo estiver no seu ângulo morto e você olhar para trás, sobre os ombros, você conseguirá vê-lo. A olhada para trás é essencial toda vez que você for mudar de faixa e também o único meio seguro de ver um carro que vem por trás na faixa ao lado.

Você não será capaz de ver um carro que venha por trás, numa faixa ao lado, apenas olhando através dos retrovisores. Por isso é importante olhar para trás, sobre os ombros, ao mudar de faixa. Nos acidentes com motocicletas e automóveis, 76% dos motoristas alegam não ter visto a motocicleta. Isso porque a motocicleta representa 1/3 da área frontal do carro, ficando facilmente escondida no ângulo morto de visão do motorista.

Para você aparecer, a primeira regra a seguir é manter o farol aceso, dia e noite. Um estudo a respeito afirma que durante o dia as motos ficam uma vez e meia mais visíveis quando seu farol está aceso. O motociclista que mantém o farol aceso dia e noite se preocupa mais com a sua segurança.

Outro ponto importante é o uso de cores vivas, nas roupas e capacetes. É mais uma maneira de chamar a atenção dos motoristas. Cores escuras ou neutras confundem-se com a paisagem, tornando você invisível. A cor laranja é a mais segura na hora de escolher um capacete ou
roupas. Cuidado com o vermelho. Durante o dia é bastante visível. Mas é pouco visível à noite. Branco e amarelo são as cores mais indicadas para a noite.

Mais uma dica para aparecer é usar material fluorescente no capacete, nas roupas e até na moto. Escolha um ponto onde ele seja bastante visível. Outro local para colocar um adesivo retro reflexivo é na parte de trás e laterais do capacete, o que hoje é obrigatório.

Veja a seguir algumas maneiras de sinalizar e chamar a atenção no trânsito:

Sinais de mão

Apenas com o braço esquerdo e a mão esquerda. Se você for dobrar a direita, é conveniente dar um sinal de mão. Mas, para fazer isso, é preciso alguma prática. Por alguns instantes, você será obrigado a tirar a mão esquerda do guidão, diminuindo seu controle sobre a motocicleta.

Atenção: à noite, com chuva ou neblina eles são difíceis de ser vistos. Portanto, não é preciso fazer sinais de mão nessas situações.

Outro ponto importante: é preciso sinalizar antes de manobrar, para estar com as mãos nos comandos na hora da manobra.

Além do sinal de mão, o motociclista deve se valer de outras formas de sinalização.

Piscas

Devem ser usadas antes de conversões e mudanças de faixas. Portanto, ao mudar de faixa ou fazer uma conversão, você deve sinalizar com a mão e com o auxílio dos piscas.

Um detalhe sobre os piscas elétricos: ao contrário dos piscas de automóveis, elas não retornam automaticamente. Isso quer dizer que, depois de usar o pisca, você deve desligá-lo. Se não fizer isso, vai confundir outros motociclistas ou motoristas, criando riscos desnecessários.

Antes de enfrentar o trânsito pela primeira vez, convém praticar o uso dos piscas, procurando acostumar-se com sua localização na moto.

Luz do freio

A luz do freio e a lanterna traseira formam uma só peça. A luz do freio é importante para a comunicação com veículos que vêm atrás. Se você está sendo seguido por um veículo, ele saberá que você vai parar ou diminuir a velocidade pela luz de freio.

Piscar a luz do freio, acionando levemente os comandos é uma boa técnica, quando você quiser demonstrar claramente que vai parar ou diminui a velocidade. Assim, se a luz do freio de uma motocicleta estiver piscando, isso quer dizer que sua velocidade vai diminuir ou ela vai parar. Portanto, é mais eficaz piscar a luz do freio ao anoitecer e ao amanhecer.

Buzina

Use a buzina apenas quando souber que ela será ouvida. Por exemplo, para avisar o motorista de um veículo saindo de uma vaga.

Existem outros meios importantes para aumentar sua visibilidade:

• A comunicação motociclista-motorista é importante para deixar claras suas intenções no trânsito. Procure estabelecer um contato visual com o motorista, sempre que for possível. Assim, ele não terá surpresas.

• Olhe para trás sempre que possível, pois você terá certeza se o veículo que vem atrás permite espaço para a manobra.

• Outro meio de aparecer é dado pela posição dentro da faixa. Boa posição é aquela que torna você mais visível aos motoristas. Afinal, ficar invisível é perigoso demais. Você pode levar uma fechada! Existem posições em que o motorista não consegue ver você.
São os ângulos mortos de visão do motorista. Claro que, algumas vezes, você precisa passar pelos ângulos mortos de visão do motorista. Ao ultrapassar um carro, por exemplo, você deve passar pelo ângulo morto rapidamente. Antes, certifique-se que o motorista já o avistou, normalmente mantendo contato visual através dos retrovisores. Aproxime-se cautelosamente e, uma vez dentro do ângulo morto, aumente a velocidade e saia dele rapidamente. Assim, apenas por pouco tempo você não será visto.

• Ao aproximar-se de um cruzamento, dirija-se para o centro da faixa e fique dentro do campo de visão do motorista.

• Para poder estar sempre atento às mudanças do trânsito urbano, é muito importante o correto uso do espelho retrovisor. A correta utilização dos espelhos retrovisores permite prevenir a aproximação de veículos pela traseira, possibilitando mudanças na manobra da motocicleta.

Uso do retrovisor

A visão com antecedência de movimentos de veículos que aproximam por trás possibilita alterar com segurança a manobra do motociclista. Espelhos regulados são de fundamental importância sempre que o motociclista for:

• Diminuir a marcha ou parar;
• Parar em cruzamentos;
• Mudar de faixa;
• Fazer conversão.

Cálculo das distâncias

Quando os espelhos são planos, o campo de visão fica reduzido e a imagem refletida não sofre distorção alguma.

Já com os espelhos convexos, o plano de visão se amplia, porém as imagens refletidas sofrem distorção, parecendo estar mais longe do que realmente estão.


Faça um exercício prático para sentir a diferença:

Com a motocicleta estacionada, visualize outro veículo estacionado atrás pelo espelho retrovisor. Em seguida, olhe para trás e veja diretamente o veículo. Pelo espelho retrovisor o veículo parece estar mais longe do que na realidade está. Repetindo o exercício você terá calculado a distância real do objeto da imagem refletida pelo espelho. Por precaução, sempre que possível, convém dar uma olhada rápida para trás, sobre os ombros.

Fique alerta

Colete as informações sobre a estrada e sobre o acostamento ou laterais.
As sombras das árvores podem ocultar lugares molhados ou contendo obstáculos.
Buracos podem espalhar pedras soltas pela estrada. Observe o movimento do trânsito em sua volta (os carros à sua frente, atrás e ao seu lado).

Lembre-se que as interseções, onde outros veículos podem cruzar o seu caminho, são particularmente críticas. Não se esqueça dos pedestres e dos animais. Inclua os seus espelhos retrovisores em sua varredura visual, mas não dependa deles. Gire a cabeça para verificar os pontos cegos que os seus espelhos retrovisores não conseguem lhe mostrar, particularmente quando mudar de faixa, virar ou parar. Saídas de carros, estacionamentos e ruas laterais podem se transformar em problemas
de uma hora para outra.

0 comentários:

 
Cb600 Blog e Hornetera! © 2013 | Todos os direitos reservados.