Estratégias de Pilotagem [Parte 3] – PIPDE

PIPDE é um artigo de: Dicas de Pilotagem

ESTRATÉGIAS DE CONDUÇÃOPIPDE

Para adotar a manobra ou ação mais segura no trânsito, utilize o sistema PIPDE.

Esta sigla significa

P Procura / Pesquisar

Mantenha os olhos em movimento, pesquisando o terreno e o ambiente. Observe alguns segundos à frente o caminho que irá percorrer. Seu organismo já fica condicionado a estar pronto a reagir a qualquer imprevisto. Essa observação constante tira o elemento surpresa do acidente. Cada elemento componente do trânsito, constantemente “vigiado”, deixa de se tornar risco.

I Identificar perigos potenciais

Captar fatores específicos que criam riscos. Carros, caminhões e outros veículos que estão presentes no trânsito, formam o primeiro grupo de risco. Eles se movimentam com rapidez e, por isso, exigem sempre uma reação rápida de sua parte.

Por isso, todos os veículos constituem perigos potenciais. Uma bicicleta pode construir um risco potencial porque, por estar em movimento, exige reações bastante rápidas e imprevisíveis. É impossível prevê se um cachorro irá de repente cruzar a rua. Ele constitui, pois, um risco potencial.

Ao avistar um risco potencial, reduza a velocidade e prepare-se para frear, se necessário.

Agora, imagine que você está seguindo por uma rua e avista algumas barreiras alertando sobre o concerto que está sendo realizado na pista. Você deverá diminuir a velocidade, ou seja, preparar-se para frear, caso necessário.


Barreiras de sinalização, pontes estreitas, galhos de árvore e qualquer objeto inanimado situados na rua e que podem ocasionar problemas, formam o terceiro grupo de riscos potenciais. Prepare-se para antecipar o risco e agir adequadamente. Acostume-se a identificar os riscos potenciais. É o primeiro passo para evitar acidentes. Em seguida, reduza a velocidade e prepare-se para frear, caso seja necessário.

P Prever o que pode acontecer

Pensar nas conseqüências (colisão ou falhas). Prever o que afeta a condução.
Você está seguindo por uma rua e percebe fumaça saindo do escapamento de um carro estacionado.  É possível que o carro esteja saindo. Fumaça nesse caso é indício de um risco. Perceber a fumaça é importante para a sua segurança.

Outro caso: ao parar num farol, você vê as rodas dianteiras de um carro curvas para um dos lados. Dá para concluir que o carro vai mudar de direção. “Rodas curvas” constituem também um indício de risco.

Repare em todos esses indícios. Só assim você poderá prever o local de um possível choque e tomar as providências cabíveis.

Mais um exemplo: você está seguindo pela rua e percebe um pedestre vindo em sua direção e olhando para o lado oposto. É um indício de uma situação de risco. Possibilita a você prever um possível choque. Ao observar o pedestre, você deverá tomar as providências adequadas para evitar que isto ocorra. Pilotar no trânsito exige atenção constante às mudanças que ocorrem ou que podem ocorrer ao seu redor porque a cada momento a situação no trânsito se altera.

D Decidir o que fazer

Não exceder suas habilidades ou capacidades da sua motocicleta.
Escolher o menor risco. Você já sabe que decidir é fundamental para uma pilotagem segura. A cada quilômetro rodado, você estará tomando decisões. Para conquistar segurança, você deve manter a maior distância possível entre você e os riscos potenciais.

Se você tomar as decisões adequadas e executá-las bem, a pilotagem será segura.
Procure sempre reduzir os riscos. Para minimizar riscos, é preciso manter as distâncias de segurança adequadas, ajustando a velocidade da motocicleta conforme seja necessário. Mas há outras maneiras de reduzir riscos. Isolando-os, por exemplo.
Uma moto e um caminhão vão cruzar uma ponte estreita, ao mesmo tempo.

 O motociclista terá que enfrentar dois riscos ao mesmo tempo: a ponte estreita e o caminhão que vem em sua direção. O mais aconselhável nessa situação é separar os riscos e enfrentá-los um de cada vez, reduzindo a velocidade o suficiente para o caminhão passar sozinho pela ponte e afastar-se dela.

Como a ponte é estreita, se o motociclista cruzasse com o caminhão sobre a ponte, ficaria sujeito à turbulência do ar provocada pelo caminhão, sem que pudesse se afastar do mesmo (ponte estreita). Entretanto, possibilitando ao caminhão atravessá-la e cruzando após ele já ter atravessado, o motociclista poderá fugir da turbulência, deslocando-se para o lado direito da estrada. Depois de passar pelo caminhão, o motociclista poderá colocar-se numa posição bem central ao atravessar a ponte. Dessa maneira, ele consegue isolar os riscos.

E Executar sua decisão

Ajustar a velocidade / caminho do percurso. Usar a técnica apropriada.

Na prática, você verá que as situações de trânsito exigem que você pesquise constantemente, identifique riscos, preveja imprevistos, tome decisões e execute-as.
Isso quer dizer que você estará usando todos passos previstos pelo PIPDE, mesmo sem saber.
Pilotagem segura é 90% de raciocínio e 10% de execução física. Por melhor que você compreenda o sistema PIPDE, ele será inútil se você não for capaz de executar fisicamente sua decisão, com habilidade e segurança.

O bom motociclista pensa e age adequadamente. Aprender a tomar decisões corretas e executá-las com perfeição são os dois pontos necessários para formar um bom motociclista. Ser capaz de fazer esses julgamentos e agir adequadamente é um sistema bastante útil para aumentar sua segurança no trânsito.

0 comentários:

 
Cb600 Blog e Hornetera! © 2013 | Todos os direitos reservados.