Estratégias de Pilotagem [Parte 4] - Postura do Piloto na Moto


Postura correta é essencial ao bom desempenho do motociclista.
Para consegui-la, é preciso levar em consideração sua adaptação física à máquina.
Tanto uma motocicleta grande como uma pequena, em relação ao seu porte físico, favorece uma postura incorreta, ocasionando uma maior tensão dos músculos e acionamento inadequado dos comandos de pé e mão.

A conseqüência disso é uma resistência física menor, que se expressa no cansaço e na tensão. Um motociclista cansado e tenso terá um desempenho muito fraco e menor poder de concentração.

Para pilotar com uma postura básica correta, a cabeça deve estar levemente levantada, pois pilotar com a cabeça abaixada diminui a visibilidade. É um dos itens mais importantes na boa condução, além de evitar cansaço prematuro que pode influenciar no poder de visão.


Fique sempre com a visão o mais adiante possível, para antecipar qualquer reação. Nas curvas não devemos inclinar a cabeça junto com o corpo; a cabeça deve estar sempre na vertical, para não perder pontos de referência. Você não deve fixar os olhos num único ponto. Isso impedirá que veja obstáculos que podem aparecer e que poderiam exigir uma decisão rápida e talvez um acionamento de freios.

Mais de 90% das informações vêm através da visão. Olhar para o lugar certo é fundamental!

Não fixar o olhar em um único ponto, mas sim olhar tudo que acontece ao seu redor.
A postura das costas também é importante. Manter a coluna ereta evita a fadiga e problemas posteriores com a coluna vertebral. Mantenha a cabeça sobre os ombros, não permita que a sua cabeça fique posicionada para frente.

É importante também se lembrar dos ombros. Se ficarem relaxados, você não terá problemas. Caso fiquem tensos e encolhidos, automaticamente suas mãos também ficarão e você não conseguirá pilotar bem e de forma correta.

Braços e mãos tencionados dificultam o acionamento dos ombros. Por outro lado, braços relaxados funcionarão como molas, ajustando a distância do tronco ao guidão. Se os ombros não estiverem sendo forçados e os braços não estiverem dobrados demais, sua posição estará correta.

As mãos devem segurar no centro das manoplas, deixando cerca de um centímetro de cada lado. Isso fará com que o acionamento dos comandos seja mais suave. Se você segurar na extremidade da manopla será mais difícil pegar nos manetes. Segurar “muito para dentro” das manoplas também não é conveniente, pois terá de usar maior força para acionar os manetes.

Os cotovelos devem ficar ligeiramente dobrados para dentro, funcionando como uma mola.

Isso impede que você vá para frente e absorva os choques da roda dianteira.
Os punhos devem ficar abaixados em relação à mão, na maior parte das motocicletas.
Essa posição, além de ser mais firme, permite o imediato retorno do acelerador à posição inicial, ao utilizar o freio dianteiro. Se os punhos estiverem colocados incorretamente, suas mãos estarão na posição errada. A conseqüência disso é que seus dedos se cansarão rapidamente.

A posição dos quadris também é importante. Se você não estiver na posição certa, vai sentir tensão nos ombros e nos braços. Ao sentar na moto, procure ficar o mais próximo possível do tanque de combustível e mover o guidão para direita e para esquerda. Sentando-se muito atrás, suas costas ficarão curvadas. Os ombros tenderão a se contrair junto ao pescoço, dificultando os movimentos de cabeça e diminuindo seu campo de visão.

A posição incorreta causa tensão no corpo todo. Você ficará cansado mais rapidamente devido aos choques vindos diretamente da roda traseira.

Em relação aos braços, se estiver sentado muito para trás, seus braços ficarão esticados.
Uma vez encontrada a posição certa, você irá mantê-la automaticamente, já que é mais cômoda.

Os joelhos não devem ser esquecidos. Eles devem pressionar levemente o tanque de combustível. Com isso será mais fácil movimentar a parte superior do corpo. Do contrário, será mais fácil perder o controle da motocicleta.

Os pés devem estar paralelos ao chão, apontados para frente. Preferencialmente, a ponta do pé direito deve tocar o pedal do freio traseiro e a ponta do pé esquerdo, a alavanca do câmbio.

Para frear sem perda de tempo, é preciso que as pontas dos pés estejam voltadas para dentro.

Com isso você economiza meio segundo. Parece pouco tempo, só que se você estiver a 60 km/h, nesse meio segundo a moto percorrerá 8 metros. Ou seja, são 8 metros a mais na distância de parada total da motocicleta.
No caso de pessoas em que a estatura elevada ou o tipo de motocicleta não permitam esse procedimento, recomendamos que se apóie as pontas dos pés nas pedaleiras, deixando-os mais próximos dos comandos e numa posição segura.

Postura especial - em pé sobre as pedaleiras

Para situações especiais, com a postura em pé sobre as pedaleiras o motociclista tem maior controle do equilíbrio em terrenos acidentados, pois os braços e joelhos funcionam como se fossem amortecedores, diminuindo o impacto das irregularidades do solo.

Nesse caso devemos destacar alguns pontos que devem ser observados durante a pilotagem:

• Olhar atento a tudo que esta ao alcance do ângulo de visão.
• Coluna levemente flexionada.
• Ombros e braços relaxados.
• Cotovelos levemente levantados e apontados para fora.
• Joelhos levemente flexionados.
• Pés firmes nas pedaleiras.

Apesar da condição não muito habitual, essa posição para pilotar garante um maior controle e conforto na condução. Lembre-se que essa postura é usada por curtos espaços de tempo, a não ser que esteja num trecho fora de estrada. Essa postura exige um pouco mais da sua condição física. Portanto deve ser praticada até que se torne comum e não prejudique a atenção na pilotagem.

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