Verdades & Mentiras Sobre Pneus Esportivos.

Se está escrito na ficha técnica que a moto esportiva tem 180cv pode esperar mais do que isso. Porque a medição de potência é feita em dinamômetro sem a atuação plena dos sistemas de indução de ar que dão por volta de 10 por cento a mais de potência. O que significa algo bem perto dos 200cv. Um coice de mula brava!




É praticamente a mesma potência das motos de GP do final dos anos 80. Para manter essa cavalaria toda no asfalto os pneus passaram por grandes trasformações e avanços. Uma evolução tão rápida que trouxe dúvidas e preconceitos.  Inacreditavelmente ainda tem gente que trata moto como se fosse um carro de duas rodas. Por isso acham que pneu mais largo é sinônimo de mais estabilidade. Sim, nos carros é verdadeiro, porque é um veículo que não se altera para brigar com as forças laterais durante as curvas. Já as motos se inclinam para o lado interno da curva, transferindo massa e reduzindo o centro de massa para vencer essa aceleração lateral. Por isso, pneus de motos devem ter formato convexo e não plano como nos carros. Só que aumentar a largura do pneu não se traduz em mais estabilidade, pelo contrário, pode até piorar. Especialmente o traseiro, que é o que manda durante as curvas.

A melhor medida do pneu é a original, porque os pilotos de teste e o departamento de engenharia determinaram aquela largura para definir o ângulo máximo de inclinação nas curvas. Outro erro perigoso é comprar pneus usados de especificação racing para rodar na rua. Hoje já existem pneus muito avançados que são feitos com três compostos diferentes: slick (liso) nas laterais, intermediário e duro no centro. Também esqueça aquela coisa típica de domingueiro: "Para cada dois pneus traseiros eu troco um dianteiro". Isso só vale se sua moto for uma pequena utilitária. Esportivas exigem gastos. Na hora de trocar o pneu traseiro, jogue fora o dianteiro - e use sempre mesma marca e modelo. Pneus diferentes na moto significam um fenômeno muito comum nos casamentos: a crise de paridade, na qual um nunca entende o que o outro fala!

*Geraldo'Tite' Simões é jornalista e piloto de teste há mais de 25 anos. Matém em Piracicaba (SP) um curso de pilotagem preventiva - speedmaster.com.br

RESPEITE A SINALIZAÇÃO DE TRÂNSITO.

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